Consultoria e Auditoria em Gestão da Qualidade
A ISO é uma organização não-governamental estabelecida em 1947. A sua principal missão é a promoção do desenvolvimento da normalização e actividades relacionadas, em todo o mundo, como elemento diferenciador das trocas comerciais de bens e serviços, dentro dos princípios da Organização Mundial do Comércio.
As normas da família ISO 9000 são referenciais para a implementação de sistemas de gestão da qualidade que representam um consenso internacional sobre boas práticas de gestão.
A ISO 9001:2008 é o referencial que estabelece os requisitos a serem cumpridos por uma organização com vista a implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão da Qualidade. Estes requisitos visam:
A massiva adopção destas normas é justificada quer por factores de competitividade, quer por exigências formais dos clientes e da sociedade.
Constituindo um referencial aceite a nível multisectorial e internacional a ISO 9001, disponibiliza um “mapa” para a definição do Sistema de Gestão da Qualidade que potencia a satisfação dos diversos clientes de uma organização.
Entre as principais vantagens da certificação no âmbito da qualidade destacam-se:
As normas da família ISO 9000 são referenciais para a implementação de sistemas de gestão da qualidade que representam um consenso internacional sobre boas práticas de gestão.
A ISO 9001:2008 é o referencial que estabelece os requisitos a serem cumpridos por uma organização com vista a implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão da Qualidade. Estes requisitos visam:
- Assegurar que os requisitos dos clientes são compreendidos e satisfeitos;
- Identificar as competências necessárias e providenciar a informação aos colaboradores;
- Identificar e corrigir os problemas, determinar as causas e desencadear acções para evitar a recorrência.
A massiva adopção destas normas é justificada quer por factores de competitividade, quer por exigências formais dos clientes e da sociedade.
Constituindo um referencial aceite a nível multisectorial e internacional a ISO 9001, disponibiliza um “mapa” para a definição do Sistema de Gestão da Qualidade que potencia a satisfação dos diversos clientes de uma organização.
Entre as principais vantagens da certificação no âmbito da qualidade destacam-se:
- Abordagem por processos;
- Melhoria da imagem;
- Ganhos Significativos ao nível da eficiência e eficácia;
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos (ex: retrabalhos, reclamações, etc.);
- Melhoria da Gestão e dos processos internos;
- Melhoria da cultura da empresa para a qualidade;
- Consciencialização, motivação e envolvimento de todos os colaboradores;
- Maior confiança dos clientes na empresa;
- Investimento com retorno a curto/médio prazo;
- Mais-valia em termos organizacionais e em termos comerciais;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Melhoria da posição competitiva;
- Mantém os actuais clientes e conquista novos mercados/clientes;
- Acesso a determinados mercados e concursos;
- Selecciona e responsabiliza fornecedores;
- Melhoria organizacional a nível interno.