Consultoria e Auditoria em Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho
A identificação, avaliação e controlo de riscos associados à Segurança e Saúde no trabalho reflectem a preocupação com os colaboradores, potenciando a sua motivação e identificação com os valores da organização.
A implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é suportada no referencial normativo internacional OHSAS 18001:2007 ao qual corresponde a norma nacional NP 4397:2008.
Os objectivos fundamentais destas normas são:
Os benefícios da implementação, e posterior certificação, de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho incluem:
A implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é suportada no referencial normativo internacional OHSAS 18001:2007 ao qual corresponde a norma nacional NP 4397:2008.
Os objectivos fundamentais destas normas são:
- Minimização do risco para colaboradores e outras partes interessadas;
- Melhoria do desempenho da organização;
- Factor de suporte e consolidação de uma imagem de responsabilidade social da organização.
Os benefícios da implementação, e posterior certificação, de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho incluem:
- Diminuição do risco de acidentes e de doenças profissionais;
- Melhoria da imagem da organização;
- Evidência do compromisso com o cumprimento da legislação aplicável;
- Redução de custos (indeminizações, prémios de seguro, prejuízos resultantes de acidentes, dias de trabalho perdidos);
- Melhoria da satisfação e motivação dos colaboradores pela promoção e garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável;
- Abrangência das actividades de prevenção a toda a organização;
- Redução das taxas de absentismo;
- Maior eficácia e pro-actividade ao nível do planeamento operacional.