Consultoria e Auditoria em Gestão da Responsabilidade Social
A estrutura da norma SA 8000 baseia-se nas 12 Convenções da OIT - Organização Internacional do Trabalho, na Declaração dos Direitos do Homem das Nações Unidas e na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças.
Esta norma, criada em 1997 pela SAI - Social Accountability International, é orientada para o aumento da capacidade competitiva das empresas que voluntariamente garantam o cumprimento de princípios éticos na execução dos seus processos de gestão, produção e prestação de serviços, prevendo a conformidade com a legislação nacional e o cumprimento de requisitos associados a: trabalho infantil, trabalho forçado, segurança e saúde, liberdade de associação e direito à negociação colectiva, discriminação, práticas disciplinares, horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão.
As principais vantagens da implementação, e posterior certificação, de sistemas de gestão de acordo com o referencial SA 8000 são:
Esta norma, criada em 1997 pela SAI - Social Accountability International, é orientada para o aumento da capacidade competitiva das empresas que voluntariamente garantam o cumprimento de princípios éticos na execução dos seus processos de gestão, produção e prestação de serviços, prevendo a conformidade com a legislação nacional e o cumprimento de requisitos associados a: trabalho infantil, trabalho forçado, segurança e saúde, liberdade de associação e direito à negociação colectiva, discriminação, práticas disciplinares, horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão.
As principais vantagens da implementação, e posterior certificação, de sistemas de gestão de acordo com o referencial SA 8000 são:
- Referencial de reconhecimento internacional, no âmbito da responsabilidade social;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição da conflituosidade laboral;
- Credibilização da marca;
- Melhoria da imagem;
- Diferenciação positiva face à concorrência;
- Diminuição das taxas de absentismo;
- Aumento do envolvimento dos trabalhadores.